Partituras na metodologia DK

            Muitos tocadores de outras cidades vem tirar dúvidas sobre batidas. Geralmente este contato é feito pela internet. E eu sinto diversas dificuldades na hora de transmitir estas batidas.
            Como a nossa tradição é principalmente oral e demonstrativa, eu teria que gravar um vídeo ou um arquivo de áudio. Mas isto não é muito prático e os arquivos tendem a ficar pesados e um tanto difíceis de organizar.
            As partituras em pentagrama costumam ser difíceis de escrever, necessitando de scanners ou fotos (quando escritas a mão) ou de programas específicos quando feitas digitalmente. Não são tão amigáveis de se fazer e não tão simples de se retocar.
            Transcrever os Kudens, “Don Kon Do Ko”, pode gerar diversas interpretações de som e tempo.
            Para ajudar neste problema, desenvolvi esta metodologia de partitura, que é relativamente simples e muito fácil de passar por meios digitais (e-mail, facebook e até mesmo sms). Basicamente ela pede:

- Cada linha possui 16 batidas/espaços contados em 4 tempos.
- “D” ou “d” representam DON/DO, batidas com a mão direita.
- “K” ou “k” representam KON/KO, batidas com a mão esquerda.
- “.” É um espaço/pausa.

Exemplos:

 - Um kihon muito popular com batidas básicas fica:

D... .... K... ....

D... .... K... ....

D... K... D... K...
D... K... D... K...
D.K. D.K. D.K. D.K.
D.K. D.K. D.K. D.K.


- A “base redonda” fica:

 

D..k D..k D..k D..k

D..k D..k D..k D..k

 

- Uma versão simplificada e didática das primeiras partes de Kenka Yatai:

(Tekkan)
D... D... D... ..DK
D.K. D.K. D... ...
 

D... K... D... K...
D... K... D... K...
D... K... D... K...
D... K... D.K. ....

D... D.K. ..K. D...
D.K. ..K. D... K...
D... D.K. ..K. D...
D.K. ..K. D... K...

D.K. D.K. D.K. ....
D.K. D.K. D.K. ....
D.K. D.K. D.K. ....
D.K. D.K. D.K. ....


D.K. ..K. ..K. ..K.
D.K. .... .... ....
D... K... D... K...
D.K. ... .... ....

     

 

*Exceções (batidas diferentes, notas musicais, compassos diferentes, batidas ainda mais rápidas, diversos instrumentos, etc) devem ser explicados ao início da partitura).
{p} = direita couro ppp
[d] = direita couro pp

(d) = direita couro p
d = direita couro mp
D = direta couro mf
(D) = direita couro f
{D} = direita couro ff
{D} = direita couro fff
. = espaço / tempo / pausa
J/j = ambas as mãos couro
T/t = direita borda
R/r = esquerda borda

P/p = ambas as mãos borda


 
 

 

Alguns exercícios:



 


 

1        D... .... .... ....

2        D... .... K... ....

3        D... K... D... K...

4        D.K. D.K. D.K. D.K.

5        DKDK DKDK DKDK DKDK

6        DKDK DKDK D... K...

7        D.K. D.K. D... ....

8        D... K... D.K. D...

9        DKDK D.K. D... ....

10    D... D.K. ..K. D...

11    D.K. ..K. ..K. D...

12    D.K. ..K. D.K. D...

13    D.K. ..D. K... D...

14    D... D.K. DKDK D.K.

15    D... D.K. .KDK D...

16    D.DK D.DK D.K. D.K.

17    DDKK DDKK DDKK DDKK

18    DDKK D.K. DDKK D.K.

19    DKDK DKDK DKDK D...

20    DKD. D.K. DKD. D.K.

21    D.K. D.K. DKDK D.K.

22    DKDK D.K. D.K. D.K.

23    DKDK D.K. ..K. D.K.

24    D.DK D.K. D.K. D.K.

25    D.K. DK.K D.DK .KD.

26    D.K. DKDK D.DK DKD.

27    D.K. K.D. K.K. D.K.

28    D.K. D... DKDK D.K.

29    D.DK D.K. DKDK D.K.

30    DK.K D.K. DK.K D.K.

31    DKDK D... DKDK D...

32    D..K ..D. K..D ..K.

33    D..K ..D. K... ....

34    D... K... D.K. ....

35    D.DK .KD. .KDK D...

36    DKD. DKD. DKD. DKD.

37    DKDK D.K. D.K. ..K.

38    DK.K D.K. D... ....

39    D.K. ..K. ..K. ..K.

40    D.D. D.D. DKDK D...

41    D... D.K. D.K. D.K.

42    D.KK D.KK D.KK D...

43    ..DK D.K. DKD. D.K.

44    ..DK D... ..DK D...

45    ..DK D.K. D... ....

46    ..DK .DK. D.K. D.K.

47    ..DK D.K. D.K. D.K.

48    ..K. ..K. D.DK D.K.

49    D... ..DK D.K. D...

50     D... .... ..DK D...


 

Espero que este método seja útil e venha a ajudar na disseminação de nossa arte. Qualquer dúvida ou sugestão é só me gritar.

Lucas Muraguchi