Taiko, além do que nossos olhos podem ver . . .

Por Renato Y. Okamoto
Professor de Educação Física (FMU)
Especialista em condicionamento físico e saúde no Envelhecimento (UGF)
Cref.: 066452-G/SP

e-mail: re.okamoto@gmail.com

A arte milenar representada pelo tambor japonês - conhecida como Taiko - ficou muito conhecida pela sua beleza,  pelo seu toque, e pelo corpos estruturais que se formam no decorrer de sua prática.

Mas tome muito cuidado! Um volume excessivo de carga durante os treinos pode, em longo prazo, causar lesões. Como exemplo: tendinite nos ombros (inflamação nos tendões, causada por movimentos repetitivos).

Por quê?

O taiko, além desta arte milenar, é também considerada uma atividade física por usufruir das capacidades físicas como força, resistência e coordenação, entre outras. E toda e qualquer prática de atividade física em excesso sem tomar seus devidos cuidados podem resultar em lesões.

Isso pode ser evitado através da prática de exercícios específicos para fortalecimento das estruturas mais utilizadas durante os treinos. Estes exercícios devem ser elaborados e acompanhados por um profissional de educação física.

Não podemos esquecer também da importância do aquecimento realizado antes dos treinos técnicos.... Mas calma! Você como líder deve se perguntar: “Para que serve o aquecimento?”

E você como tocador deve saber a resposta da seguinte pergunta...  “Por que eu devo fazer o aquecimento?”

O aquecimento, como o próprio nome diz, serve para aquecer o nosso corpo para realizar um determinado trabalho. É importante ressaltar que os exercícios realizados durante o aquecimento devem ser muito parecidos com os realizados durante a execução do treino técnico de taiko. Como é uma atividade que envolve o corpo todo, deve-se realizar um aquecimento geral, ou seja, exercícios que envolvam o corpo todo.

O tempo de duração para o aquecimento pode variar entre 15 à 20 minutos. Se prolongarmos esse tempo, poderá prejudicar a parte principal, que seria o treino específico, que é o treino para melhorar seus aspectos técnicos.


Portanto, não deixe de fazer aquecimento antes dos treinamentos!!!

Uma mensagem para o líder: Muito cuidado ao aplicar o aquecimento. Não faça aquecimento porque todo mundo faz.  Faça com consciência.

Aos tocadores, não pense que o aquecimento não serve para nada, ele serve! E pode te ajudar durante os treinos evitando que você machuque os músculos e as articulações.

É isso pessoal!!!

Bons treinos!!!

Vamos treinar com consciência e não somente porque é bonito.

Quaisquer dúvidas é só me escrever, estarei à disposição.